sábado, 22 de novembro de 2014

Triathlon Pajas Blancas

Galera do Triathlon que acompanha a Montri, agora foi dada a largada para a temporada 2014-2015 da corrida maluca. A primeira etapa válida pelo calendário de distancia short e olímpica aconteceu em Pajas Blancas zona oeste da costa de Montevideo. Localizada em uma região pouco conhecida pelos turistas, Pajas Blancas esconde as belezas de suas praias em uma zona rural da cidade de Montevideo. Em meio sua cultura de campo bem de interior, viniculas e belas paisagens se misturam com a vida pesqueira da população que tira seu sustento de suas aguas.
A praia fica a 20km do centro de Montevideo e seguindo as sinalizações pela Ruta 1 fica fácil de chegar, como de costume, mais uma vez saímos com a galera do pedal e fomos até lá conferir a etapa.
Organizada pela Union del Triatlón del Uruguay a competição teve data marcada para domingo 16 de Novembro com largada marcada para as 9:00 sem distincão de horário para as diferentes categorias.
A prova foi realizada com as distancias Short 750m natação, 20km bike e 5km corrida (aqui chamado de Sprint) e Olimpica 1500m natação, 40km bike e 10km corrida, para homens e mulheres, categoria de revezamento e mountain bike além das tradicionais já conhecidas por idade e geral.     
        A prova contou com os principais atletas da região, que voltaram de suas provas internacionais representando o país e o pega foi apertado do começo ao fim. O público fez a sua parte e compareceu para dar o apoio aos atletas e aproveitar um dia de temperatura agradável, nas casas dos 26 graus, água fresca, que possibilitou o uso de roupa de borracha por parte da organização, e céu aberto. O percurso de natacão dava início na baia de Pajas Blancas e demarcados por embarcações pesqueiras os atletas podiam então diferenciar suas distancias entre as categorias. Após contornar a embarcação respectiva se dirigiam a uma baia ao lado conhecida como baia do clube de pesca. Transição feita e o trajeto de bike se mostrava bem técnico com subidas, descidas e algumas curvas que fechavam um quadrado de 20km, sendo os atletas que rodariam a distância olímpica obrigados a repetir o circuito, saindo para corrida o trajeto seria parecido com o de bike porém com distâncias menores para as categorias respectivas.
Inscrições:
- 550 pesos ( 60 reais) dist Sprint
- 650 pesos (72 reais ) dist Olimpico
- 250 pesos (28reais)  Revezamento cada atleta

Entrega do Kit de prova na loja Motociclo Esporte Le Grand, sexta-feira dia 14. Atletas inscritos tinham bônus de 25 % de desconto nos produtos da loja das marcas Saucony, Salomon e Asics.

Premiação: Medalha de finisher a todos e prêmios Motociclo para os três primeiros das categoria principais.

A prova contou com boa organização para não mais de 150 atletas, hidratação farta, banheiros químicos, estacionamento e área de alimentação para recepcionar os atletas.