quarta-feira, 25 de março de 2015

Sua rotina para o 70.3 em Punta começa aqui !


Olá pessoal,
após a confirmação da marca IRONMAN, em realizar uma prova 70.3 (half ironman) aqui em Punta Del Este, disponibilizaremos aqui uma forma de ajuda-los não só no período de prova com toda sua logística de estadia e treino aqui no paisito, mas também a se preparar para ela de forma integral!
Com data marcada para dia 29/11/15 temos um período mais que suficiente para planificar nossa preparação com calma, sem pular etapas e com atenção a todos os detalhes que farão da sua prova uma experiência fantástica.
No primeiro post da série vamos começar pela sua rotina de treinos. Apresentamos uma idéia de periodização de treinamento com base em uma formatação que praticamos e acreditamos ser o melhor caminho para treinar com mais eficiência e longe das lesões pelo caminho.
Entre muitas metodologias de treino, visamos uma planificação que apresenta características que apontam para a redução do volume total de trabalho de treinamento, como praticado de costume pela escola mais tradicionalista. Utilizamos de um método que enfatiza as questões qualitativas não só metabólicas como neuromusculares e endócrinas, por que afinal não somos só pulmão e coração. Enxergamos sua preparação como um conjunto de engrenagens que devem andar juntas e se desenvolver cada um a sua hora afim de um mesmo objetivo : a economia de energia e eficiência de trabalho.
Vem com a gente nesta série de posts que vai te apresentar a planilha invertida de treinamento e de o seu start no 70.3 Punta Del Este.
Sempre lembramos aos nossos leitores que a maioria dos participantes são amadores, que exercem suas atividades de trabalho, sociais e familiares junto a uma rotina de muita dedicação aos treinamentos. Procure adaptar da melhor forma possível suas sessões de treino, sempre levando em conta sua vida particular e os sinais de cansaço do seu corpo.

A Planilha Invertida


As ideias principais da periodização invertida são:

- Chegar ao período de prova com o pico de trabalho de resistência e capacidade aeróbia, tendo em vista que estas valências são as que se perdem mais rápido com o destreinamento ou com o treinamento concorrente especialmente por motivos de adaptação periféricas. Sabemos que por mais que se treine sua capacidade aeróbia, a melhora do VO2 max será de 2 a 3 % ao ano, para atletas bem treinados, sendo assim um pouco frustrante apostar toda uma temporada em números como estes.       

- Criar uma base de estímulos anabólicos metabólicos e de características motoras para melhora da qualidade técnica e do movimento das modalidades da prova. Sendo assim, melhorando a economia de energia e eficiência motora, ganhos que podem superar os números acima mencionados e nos aumentam a margem de ganho de performance se bem aplicados. Além disso tais valências perduram mais com o destreinamento ou com treinamento concorrente de resistência. Por isso acreditamos em sua eficiência quando aplicados no inicio da temporada de treinos.

Vamos criar blocos de treinos que enfatizam uma valência de cada vez pelas consequências do treinamento concorrente mas sempre lembrando que muitas vezes pitadas de intensidade e/ou volume devem ser mescladas ao trabalho principalmente visando a manutenção de qualidade e recuperação dos treinos.

Nos vemos mais adiante para dar sequência ao nosso macrociclo de dicas de treino, valeu !  

segunda-feira, 23 de março de 2015

Half Colonia Del Sacramento

Olá pessoal, que acompanha o calendário de provas e eventos aqui no Uruguay. Vamos neste post para uma viagem no tempo e dar a largada no Half Colonia Del Sacramento. Nomeada patrimônio da humanidade pela UNESCO em 1995, a cidade de Colonia do Sacramento, se encontra a 177km a oeste de Montevideo com acesso por estradas em ótimas condições e de fácil localização.
Colonia carrega todo ar pitoresco do que foi um dos territórios mais disputados entre as colônias espanhola e portuguesa, desvendando a todos imagens e ares do sec 18, com suas ruas e casas de pedra típicas da arquitetura militar da época. Com uma população de 25.000 habitantes a sua população flutuante é significativa tendo em vista o forte apelo turístico e sua proximidade com Buenos Aires, de onde se pode ir e vir em barco como da empresa Buquebus.
Com um cenário destes e uma infra estrutura que comporta bem a prova, em um circuito mais curto, os atletas tiveram a sua disposição o rio da prata e as incríveis pistas da orla de Colonia para fazer a distancia half com mais motivação.
Foram 1,9m de natação sendo duas voltas de 950m, 90km de bike em um circuito de 10 voltas de 8,6km e 21 corrida percorridos em 4 voltas de 5,25km.      
 A prova começou com clima fresco de aproximadamente 20graus com largada as 8:00 da manhã e o uso de roupa de borracha foi quase unanime entre os participantes. Água calma em um trajeto sem corrente, como de costume por aqui um pouco de vento na parte de ciclismo, mas a qualidade da pista compensava bem, e já na fase do pedestrianismo o sol esteve mais presente. A prova tem característica de ser bem plana e boa para um controle de parciais de tempo e obter assim um nível de treinamento ou competitividade bem alto.
A organização da prova cumpriu bem com as exigências para uma prova de longa distância em termos de segurança, hidratação, área de transição e recepção dos atletas. Teve a participação de 100 atletas e custo de 200 dólares a inscrição. 
O kit do atleta participante incluía; chip de cronometragem, camiseta, numero de prova, toca de natação e alguns brindes promocionais.