quarta-feira, 25 de março de 2015

Sua rotina para o 70.3 em Punta começa aqui !


Olá pessoal,
após a confirmação da marca IRONMAN, em realizar uma prova 70.3 (half ironman) aqui em Punta Del Este, disponibilizaremos aqui uma forma de ajuda-los não só no período de prova com toda sua logística de estadia e treino aqui no paisito, mas também a se preparar para ela de forma integral!
Com data marcada para dia 29/11/15 temos um período mais que suficiente para planificar nossa preparação com calma, sem pular etapas e com atenção a todos os detalhes que farão da sua prova uma experiência fantástica.
No primeiro post da série vamos começar pela sua rotina de treinos. Apresentamos uma idéia de periodização de treinamento com base em uma formatação que praticamos e acreditamos ser o melhor caminho para treinar com mais eficiência e longe das lesões pelo caminho.
Entre muitas metodologias de treino, visamos uma planificação que apresenta características que apontam para a redução do volume total de trabalho de treinamento, como praticado de costume pela escola mais tradicionalista. Utilizamos de um método que enfatiza as questões qualitativas não só metabólicas como neuromusculares e endócrinas, por que afinal não somos só pulmão e coração. Enxergamos sua preparação como um conjunto de engrenagens que devem andar juntas e se desenvolver cada um a sua hora afim de um mesmo objetivo : a economia de energia e eficiência de trabalho.
Vem com a gente nesta série de posts que vai te apresentar a planilha invertida de treinamento e de o seu start no 70.3 Punta Del Este.
Sempre lembramos aos nossos leitores que a maioria dos participantes são amadores, que exercem suas atividades de trabalho, sociais e familiares junto a uma rotina de muita dedicação aos treinamentos. Procure adaptar da melhor forma possível suas sessões de treino, sempre levando em conta sua vida particular e os sinais de cansaço do seu corpo.

A Planilha Invertida


As ideias principais da periodização invertida são:

- Chegar ao período de prova com o pico de trabalho de resistência e capacidade aeróbia, tendo em vista que estas valências são as que se perdem mais rápido com o destreinamento ou com o treinamento concorrente especialmente por motivos de adaptação periféricas. Sabemos que por mais que se treine sua capacidade aeróbia, a melhora do VO2 max será de 2 a 3 % ao ano, para atletas bem treinados, sendo assim um pouco frustrante apostar toda uma temporada em números como estes.       

- Criar uma base de estímulos anabólicos metabólicos e de características motoras para melhora da qualidade técnica e do movimento das modalidades da prova. Sendo assim, melhorando a economia de energia e eficiência motora, ganhos que podem superar os números acima mencionados e nos aumentam a margem de ganho de performance se bem aplicados. Além disso tais valências perduram mais com o destreinamento ou com treinamento concorrente de resistência. Por isso acreditamos em sua eficiência quando aplicados no inicio da temporada de treinos.

Vamos criar blocos de treinos que enfatizam uma valência de cada vez pelas consequências do treinamento concorrente mas sempre lembrando que muitas vezes pitadas de intensidade e/ou volume devem ser mescladas ao trabalho principalmente visando a manutenção de qualidade e recuperação dos treinos.

Nos vemos mais adiante para dar sequência ao nosso macrociclo de dicas de treino, valeu !  

Nenhum comentário:

Postar um comentário