segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

El Cruce 2017 - Paso El Manso - Cerro Catedral

As festas já acabaram a um tempo, o carnaval vem chegando e para muitos pinta aquela sensação ....vamos começar o ano de treinos e botar o calendário em dia certo? Bom para aqueles que não sabem parar e logo depois da virada do ano já estão pulando os quilômetros ao invés das ondinhas ; meus parabéns!
Aos amantes dos esportes de endurance fica claro que; parar por muito tempo com sua rotina de treinos é pedir para sofrer em dobro, quando a vontade aperta, os tempos do seu relógio parecem estar voando muito mais rápido que seus pés.
Neste post, damos as boas vindas a todos para o ano de 2017 e já largamos como grandes apaixonados pelo esporte, em um evento incrível, que não vai deixar você ficar quieto, em especial no meio de tantos motivos para abandonar o barco e cair nas festas. Então, para o próximo ano não falhar na hora da virada, prepare-se e fique ligado para a inscrição.....
Estava eu aqui pensando em meados de maio logo após o Grand Fondo Schneck e uma pergunta me batia na cabeça ; Qual evento de grande porte poderia trazer como experiência para meus amigos da Montri? Queria algo diferente, já havíamos passado por quase tudo que nosso paisito tem a oferecer de mais interessante para os praticantes da corrida maluca, até que veio a mim um amigo que abriu minha cabeça para algo diferente ....
- Ei Luiz que tal participar de uma corrida de montanha?
Naquele momento pensei; legal pode ser uma boa, mudar a paisagem curtir um pouco a natureza e o ritmo de uma prova com características técnicas diferentes....
- Beleza quando?
- Fica tranquilo não sabemos a data ainda mas é algo para o começo do ano que vem...mas é melhor ir preparando-se.
 Fala serio, eu aqui queimando a cabeça para encontrar um evento e vem a figura me falar para correr na montanha, nem sabe a data e falta quase um ano...
- Ok, depois me passa os detalhes, enquanto isso queria pensar em algo legal para o Blog quem sabe fora do pais não sei ....
- Mas é isso mesmo, vamos correr El Cruce Columbia ....topa !?
Aquele cara me havia surpreendido de verdade, com toda sua simplicidade vinha com a segurança e a calma de quem sabia que ia acertar em cheio o que estava buscando. Assim começou o maior evento de corrida da historia da Montri .....

Tudo começa como uma avalanche de perguntas.... Desde o principio, o evento te pega pelo pescoço e joga toda sua atenção para desvendar as informações possíveis sobre como estar lá, na hora e lugar,  com tudo a mão para não falhar e deixar aquilo que você tem certeza que vai ser difícil ainda mais complicado...
A logística de cada atleta é uma distração a parte, desde a inscrição, itens obrigatórios, itens pessoais, documentacão até o planejamento de viagem....tudo acompanha o ritmo das tão esperadas CARTAS, que os organizadores do evento vem disponibilizando, afim de organizar as idéias e desvendar aos poucos os mistérios da corrida que muda a cada ano.
Depois de digerir quase tudo as certezas são:
- Você vai correr por 3 dias seguidos
- O volume total da prova é de 100km
- Duas noites de acampamento
- Enfrentara as condições de terreno e temperatura de uma corrida pelos Andes
- É bom estar preparado e atento para tudo que vem adiante...

Primeiro vem o mais fácil , entrar na página do evento e fazer sua inscrição. São 200 dólares de entrada, pago por um sistema eletrônico com seu cartão de crédito e pronto, agora é esperar a CARTA 1 e a corrida contra o tempo já começou. Tudo parece distante quando em um momento chegam as primeiras informações da prova; definida a data para cada categoria, local da largada e a base de organização do evento, os atletas já tem disponíveis as condições para preparar os documentos e planejar sua logística de viagem. O local de concentração do evento este ano foi Cerro Catedral em Bariloche; neste local acontece toda a preparação para a prova que daremos detalhes mais adiante.
Depois de tudo organizado para viagem e treinos vem a CARTA 2, com a descrição mais detalhada dos acampamentos, estrutura da prova, regras mais claras , altimetria dos percursos, os elementos e documentos obrigatórios e conselhos aos atletas de como conduzir sua vivência no camp e na prova. Neste momento também entra o preenchimento do formulário do atleta, com todos os detalhes para elaborar seu kit de prova oferecido pela organização e todas as informações de cuidado com a sua saúde e condição física.

Acertado cada detalhe, a CARTA 3, vem como um alívio e uma mensagem muito mais de boas vindas que qualquer protocolo detalhado a seguir. Agora é arrumar as malas e partir para aventura.
Quanto a isso um check list se mostra de tremenda importância e falhar nos elementos obrigatórios é assassinar sua corrida.
Somado a foto ainda vamos colocar os elementos do kit da prova, que vão dentro da mala, dada pela organização e segue você pelos acampamentos junto com os organizadores do evento nos caminhões da prova.
Ao chegar em Cerro Catedral é levantar seu kit de corredor, fazer a prova dos tamanhos de roupa já pre selecionados e se caso algo saia fora do seu tamanho o evento disponibiliza a troca imediata de forma impecável. Depois de colocar tudo que você vai levar na mala da organização, é separar os elementos que vao acompanhar você no primeiro dia de prova, em sua mochila de hidratação, e pôr tudo no caminhão para a largada do dia seguinte. Os elementos obrigatórios da prova não são poucos e assim sendo aconselho a levar uma mochila entre os 12 a 14 litros de capacidade, para uma corrida cômoda mas sem excessos. Quanto a mala disponibilizada pela prova que acompanha o kit espaço não é problema , até o mais cauteloso dos atletas vai ter a mão uma bolsa com capacidade suficiente sem sombra de duvidas.
 Elementos obrigatórios:
- Passaporte, Vivisac, Mochila de Hidratação, Micropolar, Camisa Termica Manga Longa, Jaqueta Tecnica Impermeável, Número de prova, Chip, Camiseta da Prova, Gorro. Destes, a maioria é concedida pela organização junto ao seu kit.
Fora isso, aconselho uma boa sacolinha medica, e de primeiros socorros para levar na mala que contenha tudo que se pode precisar em uma situação de acampamento isolada e com poucos recursos. A organização do evento disponibiliza
atenção medica básica nos acampamentos, mas os elementos de tratamento mais pessoais não estão disponíveis.
Um bom saco de dormir é fundamental, e um tapete isolante térmico ajuda muito para um pouco mais de conforto. Durante a madrugada a temperatura pode cair de verdade e o clima da região apesar da estacão de verão não perdoa os mais friorentos.       

Bom, agora que tudo esta no caminhão, é pé na trilha e boa sorte. Saímos de Cerro Catedral, em uma mini van, direto para a primeira largada, a mais ou menos 100km de distancia da base, e a partir dai é cada um com o que leva na mochila até a próxima parada, então não esqueca de hidratação e alimentação suficiente para sua prova. Em todo percurso em cada etapa existe o oásis, que são pontos de recarga de hidratação e alimentação. Para isso um pouco de experiência e bons cálculos de prova são fundamentais para não largar com o tanque muito carregado ou não perder o combustível pelo caminho. Nesse caso uma boa análise de cada etapa se vê de grande importância para que fique claro a altimetria e as distâncias da prova.
Cada etapa tem seus encantos e suas armadilhas, os acampamentos são verdadeiros retiros para o corpo e mente. Comida farta, descanso garantido e uma conduta de todos, staff e corredores, de muito companheirismo e pensamentos positivos. A vibração do lugar é fantástica, como se todos fossem parte de um grande exército de aventureiros em uma mesma missão, perder qualquer um dos soldados, seria uma baixa para todo o batalhão.


 Uma experiência incrível a cada etapa, uma prova duríssima para aqueles que querem enfrentar seus limites, combinado a um percurso que encanta os olhos dos peregrinos mais experientes a aproveitar as paisagens únicas e inspiradoras de um lugar que mais parece um conto de uma história medieval.
Se você quer uma prova, com pinta de aventura, por esse mundo do Trail Run,  você já tem um belo motivo para pensar na sua planificação de treino e não relaxar na virada do ano.
El Cruce Columbia vai te pegar, e tenho certeza que ao final, a medalha vai ser só um detalhe dentro dessa historia ...... 

  El Cruce Columbia :
Data: 1-5 fevereiro
Local: Cerro Catedral - Bariloche - Arg
Inscrição: 500usd           
video
video

Nenhum comentário:

Postar um comentário